MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

March 16, 2017

 

 

Você empreendedor, empresário, ou aqueles que estão pensando em abrir um novo ou ampliar o seu próprio negócio, sabia que uma das principais causas do insucesso, é a falta de gestão profissional e adequada ao seu modelo de negócio? então, leia essa importante matéria.

 

MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Mesmo exercendo papel de grande importância socioeconômica, as micro e pequenas empresas apresentam alta taxa de mortalidade antes mesmo de completar os cinco primeiros anos de vida, o que gera prejuízos a nação como um todo, pois campos de trabalho muitos da vezes são feitos com uma análise superficial, para uma insegurança maior das empresas, os gestores negligenciam o planejamento estratégico para serem aplicados e serem eficazes.

 

FATORES RESPONSÁVEIS

Para que essas empresas continuem exercendo suas funções é necessário identificar as falhas responsáveis pela sua mortalidade precoce. Podem-se enumerar vários desses erros corriqueiramente cometidos por esses empresários no processo de criação e gestão de seus negócios, como: a ausência de um comportamento empreendedor e a falta de planejamento, pois para que uma empresa obtenha êxito, é fundamental que antes de abri-la se faça um estudo de todos os aspectos do negócio, como: localização, concorrência, público-alvo, custos fixos e variáveis, ou seja, é necessário ter domínio de conhecimentos sobre aquilo que se quer empreender (DEGEN, 2005).

Como citado por Chiavenato (2008, p. 15), “nos novos negócios, a mortalidade prematura é elevadíssima, pois os riscos são inúmeros e os perigos não faltam.” Diante disso ele aponta algumas das possíveis causas de mortalidade nas empresas.

Inexperiência – 72 %: incompetência do empreendedor, falta de experiência de campo, falta de experiência profissional, experiência desequilibrada.

Fatores econômicos – 20 %: lucros insuficientes, juros elevados, perda de mercado, mercado consumidor restrito.

Além disso, outro erro que pode levar à morte precoce é a confusão patrimonial, muito comum em micro e pequenas empresas, o que gera grande dificuldade na compreensão da real situação financeira, já que grande parte delas não apresenta bem delimitado o que é patrimônio pessoal do que pertence à empresa, causando grande confusão e fazendo com que muitas das vezes dívidas pessoais sejam pagas com recursos da empresa (AZEVEDO, 1992).

Portanto, pode-se considerar que para que essas empresas possam prosperar e acompanhar o crescimento do país é necessário somar as forças entre governo e micro e pequenos empresários, além disso, é válido lembrar que o empreendedorismo deve sempre estar intimamente ligado à administração, por isso, uma Assessoria Profissional em Gestão Empresarial qualificado são vitais para a sobrevivência de uma empresa de qualquer segmento.

 

Fonte:http://www.abraseunegocio.com.br/2016/02/mortalidade-de-micro-e-pequenas-empresas-fatores-que-levam-a-falencia-precoce/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

March 16, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square